Computação gráfica

Código: CPTA021
Carga horária teórica: 80
Carga horária prática: 0

Ementa:

Desenvolver uma visão integrada das técnicas e métodos em modelagem, visualização, processamento de imagem, visão computacional e animação. Para isso, serão desenvolvidas habilidades em alguns pontos da área: geometria e coordenadas; imagem, cor, objetos gráficos planares e espaciais, modelos de iluminação e animação.

Bibliografia:

Bibliografia básica:
HEARN, D.; BAKER, M. P.. Computer Graphics with OpenGL. ed.3 - Prentice Hall,, 2003.
HILL, F.S.Jr, STEPHEN, Kelley M., Computer Graphics Using OpenGL. ed.3 - Prentice Hall, 2006.
ANGEL, E.. Interactive computer graphics: a top-down approach with OpenGL. ed. 5 - Addison-Wesley, 2008.
FOLEY, J. et al. Computer graphics : principles and practice. 2. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1997.
WRIGHT, R. S.; LIPCHAK, B.. OpenGL(R) SuperBible: Comprehensive Tutorial and Reference. 4 ed. - Addison-Wesley, 2007.

Bibliografia complementar:
AZEVEDO E.; CONCI A.. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Elsevier, 2003.
WATT, Alan .3D Computer graphics. 3. ed. - Addison-Wesley, 2000.
BLUNDELL G.B. An Introduction to Computer Graphics and Creative 3-D Environments. Springer, 2008.
SHIRLEY, P., et al. Fundamentals of Computer Graphics, ed. 2 - A K Peters, 2005.
VINVE J.. Mathematics for Computer Graphics. ed. 2 Springer, 2005.

Pré-requisitos: Cálculo II; Algebra Linear e Geometria analítica.