Notícias‎ > ‎

Ministério do Planejamento visita o curso de Computação de Arapiraca

postado em 21 de dez de 2012 05:51 por Elthon Oliveira   [ 21 de dez de 2012 05:54 atualizado‎(s)‎ ]
Na quarta-feira desta semana, 19 de dezembro, um representante do Ministério do Planejamento visitou o Campus Arapiraca. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura e professores do curso de Ciência da Computação, que mantém parceria com o Grupo de Tecnologia da Informação da prefeitura municipal (GT-Info), através do desenvolvimento do projeto Conexão Educar (www.conexaoeducar.net).

Na noite anterior, dia 18, o prefeito de Arapiraca Luciano Barbosa assinou o Termo de Doação do Código-Fonte, do projeto Conexão Educar, para os gestores do Ministério do Planejamento, que faz parte de consórcio formado com a Prefeitura de Arapiraca, GTInfo, Programa E-Cidade, Ufal Arapiraca e a empresa DB Seller. Nesta solenidade, representantes das partes envolvidas estiveram presentes e relataram as experiências vividas no decorrer do desenvolvimento do projeto. Diversas vezes fora citada a importância da parceria entre a Prefeitura Municipal de Arapiraca, o Ministério do Planejamento e o curso de Ciência da Computação do Campus Arapiraca, representados nas pessoas de Roniclecio Firmino (coordenador do GTInfo), Luis Felipe (coordenador de inovações tecnológicas) e Mário Hozano (coordenador do curso de Computação).

Em sua visita ao campus, Luis Felipe ratificou o desejo de reforçar a parceria entre o Ministério e o curso de Arapiraca no desenvolvimento de outros projetos de software livre voltados aos municípios brasileiros. Em conversa com os professores de Computação, o Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento afirmou que é preciso estreitar os relacionamentos para que ideias possam ser compartilhadas objetivando fornecer soluções de software à sociedade.

Mário, coordenador do curso, e Luis Felipe.

Luis Felipe Costa é Coordenador Geral de Inovações Tecnológicas da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento. Entre os projetos desta coordenação se encontram o Portal do Software Publico Brasileiro e os Dados Abertos do governo brasileiro. Coordenou também o programa Colaboração, Comunidade, Conhecimento e Compartilhamento dos Municípios Brasileiros (4CMBr) da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento. Atuou organizando as ações de implementação de Tecnologia da Informação nas unidades da federação, em especial nos municípios. Trabalha com tecnologia desde 1995 e foi consultor técnico da área da municipal e independente.