Notícias


Artigos aceitos

postado em 9 de ago de 2017 07:27 por Elthon Oliveira   [ 9 de ago de 2017 07:28 atualizado‎(s)‎ ]


É com imensa satisfação que anunciamos o aceite de três artigos na ERBASE 2017. Os trabalhos foram submetidos ao Workshop de Trabalhos de Iniciação Científica e Graduação - WTICGBASE. Dois artigos foram aceitos como Trabalhos de Conclusão de Curso e outro foi aceito como Trabalho de Iniciação Científica de Graduação. Os artigos e autores são:

Conversor de Ladder para Redes de Petri Coloridas
Carlos Macêdo, Fillipe Silva, Elthon Oliveira

Uma Ferramenta de Auxílio ao Aprendizado de Operações entre Conjuntos
Wanne Figueiroa, Carlos Macêdo, Fillipe Silva, Elthon Oliveira

Encefalopatia Espongiforme Bovina: Seis Modelos de Simulação que Não Condizem com a Dinâmica da Doença
Antônio Igor Cavalcante Lima, Carlos Macêdo, Juliano Rocha Barbosa, Elthon Oliveira, Samuel Albuquerque

Seleção de monitores

postado em 31 de jul de 2017 08:50 por Tércio Morais   [ 31 de jul de 2017 10:30 atualizado‎(s)‎ ]

Resultado de imagem para monitoriaInicia-se hoje as inscrições para monitoria de disciplinas do curso de Ciência da Computação. As inscrições vão até sexta, dia 04/08/2017. São 5 vagas com bolsa e 12 vagas sem bolsa distribuídas da seguinte forma:

 DisciplinaOrientador Vagas com bolsa Vagas sem bolsa
Eletrônica Básica   Rômulo Nunes 01 01
Laboratório de Programação 1Alexandre Barbosa 01 04
Teoria da ComputaçãoElthon Allex -- 02
Sistemas OperacionaisRaquel Cabral 01 --
Sistemas DigitaisRaquel Cabral -- 01
Introdução à ComputaçãoElthon Allex -- 02
Lógica Aplicada a ComputaçãoElthon Allex 01 01
Sistemas DistribuídosTércio de Morais 01 --
Laboratório de Programação 3Alexandre Barbosa -- 01

Como fazer a inscrição
As inscrições e documentos devem ser enviados para o email tercio@arapiraca.ufal.br. Escreva no campo assunto/subject do email apenas Monitoria+[disciplina que pretende concorrer à vaga]

Documentos exigidos:
I- declaração assinada, disponibilizando 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria e o não acúmulo de bolsas (já está presente no formulário de inscrição - item IV);
II- comprovante de matrícula da UFAL, no período letivo em que a inscrição está sendo realizada;
III- Histórico Escolar Analítico, que deverá ser comprovada a integralização da disciplina estabelecida nas normas complementares do Edital No 04/2016, cuja vaga pretenda concorrer;
IV- formulário de inscrição devidamente preenchido (Formulário aqui);
V- declaração de não acumulação de bolsa/vínculo empregatício e disponibilidade de carga horária;
VI- cópia da identidade e CPF.

Quem pode se inscrever
  1. quem estiver regularmente matriculado em curso de graduação da UFAL;
  2. quem for aprovado na disciplina/área do conhecimento em que pretende ser monitor, com no mínimo média 7 (sete) inteiros, comprovado no histórico analítico na homologação inscrição;
  3. quem dispor de 12 (doze) horas semanais para as atividades de monitoria.
Cada aluno só poderá concorrer à monitoria de uma disciplina, por processo seletivo

Quem não pode se inscrever
  1. já participou do programa de monitoria e estiver em débito de relatório de monitoria de período letivo anterior e/ou seu desempenho no programa de monitoria não foi satisfatório de acordo com o parecer do ex-orientador;
  2. já possua qualquer vínculo empregatício, devido à carga horária de 12 horas.
semanais que o aluno terá que cumprir.
Datas importantes
Período de inscrição: 31/07/2017 a 04/08/2017
Período de seleção: 07/08/17 a 10/08/17
Resultado da seleção: até o dia 15/08/2017
Recurso: até o dia 17/08/2017
Resultado dos recursos: até o dia 21/08/2017
Início das atividades: 01/09/2017

*A seleção e divulgação dos resultados serão realizadas pelo professor responsável pela disciplina.

Mais detalhes sobre o processo de seleção, leia as normas complementares aqui.

Mestrado, doutorado e Harvard - Final de semestre bastante produtivo!

postado em 21 de jun de 2017 04:37 por Elthon Oliveira   [ 21 de jun de 2017 04:37 atualizado‎(s)‎ ]

Neste final de 2016.2 tivemos muitas notícias boas.
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática do Instituto de Computação, prof Dr Marcelo Oliveira, veio ao Campus Arapiraca conversar com os alunos sobre o mestrado em Informática e o edital vigente para ingresso. Os alunos puderam tirar dúvidas e conhecer mais sobre as possibilidades dentro daquele curso, tais como projetos e bolsas.

Marcelo aproveitou sua vinda à Arapiraca e se reuniu também com os docentes para convidar e explicar as regras para credenciamento no programa como professores permanentes e colaboradores.

Tanto alunos quanto docentes ficaram muito satisfeitos com a iniciativa do coordenador do mestrado em Informática em vir até Arapiraca para estreitar os laços entre os dois cursos.

Uma notícia excelente para o curso foi a apresentação da tese de doutorado do professor Mário Hozano. Com o título "Melhorando a Eficácia e Eficiência na Detecção de Bad Smells a partir de uma Customização Guiada", Mário finaliza um trabalho de quatro anos de investimento em alta qualificação. 

Fruto de um planejamento que começou a ser executado em 2010, o grupo de docentes (com formação em Computação) passou de ter dois doutores em seu quadro para oito! A expectativa é que até o final do ano que vem, mais dois professores finalizem seus doutorados.

Outra notícia é a aprovação (mais uma!) da ex-aluna Maryklayne dos Anjos no Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da USP - Ribeirão Preto. Parabéns! (Já estamos perdendo as contas! :))

Por fim, e não menos importante, chegou à coordenação do curso a notícia de que outro egresso do curso está obtendo êxito em sua qualificação. O ex-aluno José Raniery, que atualmente faz doutorado em Bioengenharia pela Universidade de São Paulo (USP), irá passar seis meses fazendo doutorado sanduíche no Massachusetts General Hospital da Harvard Medical School, uma das mais prestigiadas universidades do mundo!

Continuemos com o trabalho!

Disciplinas da Computação e conceitos matemáticos [parte 2]

postado em 4 de jun de 2017 05:59 por Elthon Oliveira

Como um dos resultados do projeto de desenvolvimento Math@Cpt - Mitigando a Evasão de Alunos de Computação Devido às Disciplinas Matemáticas, uma série de diagramas foram produzidos explicitando as relações entre disciplinas da Computação e os conceitos matemáticos usados.

Abaixo é apresentado o diagrama referente às disciplinas de Sistemas Operacionais e Sistemas Digitais.

O primeiro diagrama divulgado pode ser conferido aqui.

Assembleia estudantil

postado em 15 de abr de 2017 04:41 por Elthon Oliveira   [ 15 de abr de 2017 04:41 atualizado‎(s)‎ ]

No dia último dia 28 de março os estudantes do curso, juntamente com a coordenação, se reuniram em assembleia para avaliar e propor sugestões de melhoria para o curso de forma geral. Alguns dos pontos abordados, como dinâmicas dentro do curso, já foram ou estão sendo melhorados. 
Além disso, foram definidos nomes de estudantes para compor o novo colegiado que tomará posse em agoto deste ano (previsão).
Por fim, visando fortalecer a classe discente, foi decido que um novo Centro Acadêmico deverá ser eleito em breve para que os estudantes possam se organizar de mais mais eficaz.
Desta vez, foi a coordenação de curso quem convocou e organizou a assembleia. Espera-se, a partir de agora, que o novo CA assuma esse papel de mobilização. De toda maneira, alunas e alunos demonstraram estar dispostos a contribuir com a melhoria do curso em ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura.

Novo canal de comunicação

postado em 13 de abr de 2017 07:53 por Elthon Oliveira   [ 13 de abr de 2017 07:57 atualizado‎(s)‎ ]

A Coordenação do curso passará a usar uma ferramenta desenvolvida pelo Coletivo EIDI. É o app chamado Mural - Computação. Com o Mural instalado no celular (apenas Android), será possível receber notificações da Coordenação.
O usuário poderá também enviar sugestões que apenas o coordenador do curso terá acesso. Estas sugestões poderão ser enviadas tanto com identificação do remetente quanto de forma anônima.
O aplicativo não substituirá a lista de email dos alunos já usada há um bom tempo. O Mural funcionará como um complemento na comunicação entre alunos/comunidade e a Coordenação de Computação de Arapiraca. Já que muitas vezes os emails importantes acabam "se perdendo" no meio de tantos outros, o aplicativo poderá ser usado para receber notificações sobre a chegada de emails que possam ser urgentes.
Como todo aplicativo recém lançado, o Mural pode ter alguns problemas. Quaisquer sugestões podem ser enviadas ao Coletivo. Na medida do possível, as sugestões serão analisadas e possivelmente incorporadas nas próximas versões da ferramenta.
Para instalar a ferramenta, basta ir à loja do Coletivo EIDI na PlayStore.

URGENTE

postado em 30 de mar de 2017 17:36 por Elthon Oliveira


Corpo docente qualificado

postado em 13 de mar de 2017 11:29 por Elthon Oliveira

img_como_funciona_o_doutorado_19374_600.jpg (446×336)É com enorme satisfação que anunciamos que os professores Ricardo Afonso e Rodolfo Carneiro defenderam suas teses de doutorado na manhã de hoje. As defesas ocorreram no Centro de Informática (CIn) da UFPE.
Afonso defendeu a tese intitulada Smartcluster: A Metamodel Indicators For Smart And Human Cities.
Já Rodolfo defendeu o trabalho intitulado An Adaptive Learning System for Time Series Forecasting in the Presence of Concept Drift.
Recentemente, a professora Fabiane também defendeu sua tese. Com isso, neste primeiro semestre, o curso salta de quatro professores (com formação em Computação) com doutorado para sete! 
O professor Alexandre Barbosa defendeu a qualificação do doutorado semana passada. A qualificação é uma etapa crucial no processo de doutoramento do indivíduo. Além disso, é esperada a defesa do professor Mário para os próximos meses.
Tudo isto é fruto de um trabalho conjunto de todos os professores do curso.
Parabéns!

Coletivo EIDI lança site, logo e mais um app!

postado em 24 de jan de 2017 11:35 por Elthon Oliveira   [ 24 de jan de 2017 11:47 atualizado‎(s)‎ ]

O Coletivo EIDI (Estudos e Implementações Dirigidos a Ideias), que surgiu em outubro de 2016, lança nesta semana seu site, sua logo e seu terceiro app!

O site deverá servir como ponto de encontro das informações sobre o grupo, seus membros, as atividades desempenhadas e os resultados obtidos: https://sites.google.com/site/eidicoletivo.

O grupo agora conta também com sua logo que deverá ser a imagem a representar o grupo em suas ações.

Por fim, já está disponível o terceiro app móvel desenvolvido pelos membros do grupo. É o Carona Não! Mais informações podem ser obtidas no site do grupo e no Google Play.

Mais Mestrado e Doutorado!

postado em 21 de dez de 2016 16:38 por Elthon Oliveira   [ 22 de dez de 2016 10:45 atualizado‎(s)‎ ]

Neste ano em que o curso completou 10 anos de existência, mais resultados positivos de alunos e ex-alunos surgem.
Mais uma vez os alunos do curso passaram nas melhores universidades do país! Destaque para os alunos que passaram em mais de uma instituição (até quatro!!). Isto só vem demonstrar a qualidade da formação que tem sido proporcionada. Destaque também aos egressos que passaram no doutorado. Todos estão de parabéns!

A lista com resultados é a que segue:
Allan Lúcio - Mestrado (3º lugar!) - UFCG
Danilo Costa - Mestrado - UFCG
Douglas Moura - Mestrado - PUC-RJ / UFCG / UFMG / USP-Ribeirão
Filipe Emanuel - Mestrado - UFAL
Henrique Ferreira - Doutorado - PUC-RJ
Marcus Piancó - Doutorado - PUC-RJ
Pedro Victor - Mestrado - UFSCar / Unicamp / USP
Yana Kellen - Mestrado - UFAL

1-10 of 60