Laboratório de Computação Científica e de Visualização

Sede do grupo de pesquisas GOMA - Grupo de Otimização e Modelagem de Arquiteturas http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0331103V6GX9IQ, o Laboratório de Desenvolvimento de Hardware de Alto Desempenho do Campus Arapiraca foi criado em novembro de 2008 pelo professor Pablo Viana. Sua finalidade foi de estabelecer um ambiente no interior do estado, adequado para a pesquisa e desenvolvimento de hardware reconfigurável e software embarcado, para atender a demanda em recursos humanos e tecnologia do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) do Campus sede em Maceió.

As atividades do laboratório são desenvolvidas em uma sala climatizada de 68 m2 da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca, com capacidade para acomodar até 16 estações de trabalho além da bancada equipada com instrumentos e ferramentas para o desenvolvimento e testes de protótipos eletrônicos.

Atualmente o laboratório atua em linhas de pesquisa relacionadas a hardware para computação de alto desempenho e tambem aplicações com dispositivos de interação humana, controle e identificação. O laboratório é mantido com bolsas de estudo, adicional de bancada financiado por projeto de produtividade em pesquisa CNPq, e soluções específicas desenvolvidas pelo próprio laboratório.

Sua infra-estrutura inicial foi realizada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL, no âmbito do Programa Primeiros Projetos (PPP) e recebeu doações da companhia americana Xilinx Inc ( http://www.xilinx.com ) de placas para prototipação rápida de circuitos integrados.